tumblr969@gmail.com

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Eu pago, e tu?

Como já referi um monte de vezes por aqui, eu amo música. 
Tenho 21 CD's todos originais e umas poucas músicas compradas no iTunes para o telemóvel. Enfim, tenho orgulho de dizer que não faço pirataria porém, sou pessoa que já o fez. 
Imagino-me a ser um artista que trabalha arduamente para acabar uma composição ou uma melodia, seja o que for, imagino a indecisão entre as palavras, as horas no estúdio, o tempo que passou a ouvir ou a cantar sempre a mesma coisa com o intuito de perceber se soava bem (...)
Em suma, é um trabalho que por mais que o artista goste é trabalho e é exigente, é também o que lhe paga as contas no fim do mês: esta é a razão principal porque não faço pitaria.
Porém, não sou TOTALMENTE contra isto. Analisando os factos nem todos de nós conseguimos pagar por toda a música que ouvimos e obviamente descarrega-la é fácil e barato!
Até porque no fim acaba sempre por existir uma publicidade grátis, ou seja, quando gostamos de uma certa música acabamos por a partilhar com os outros: divulgação de boca em boca, como se costuma dizer.
No fim, cabe a cada um de nós definir aquilo que achamos melhor para nós próprios. 
E vocês pagam ou descarregam? Quais são as vossas opiniões em relação a isto?

 -A.C.

18 comentários:

  1. Concordo totalmente com tudo o que disseste e, como amante de música, compreendo o lado dos músicos. Compro imensos Cd's, e tenho um número mínimo de faixas no computador descarregadas, pois quando oiço no computador tenho o hábito de ir ao youtube. Confesso que não descarrego mais, pelo habito de ouvir online e, tenho consciência que deveria tentar alterar esta atitude

    ResponderExcluir
  2. Eu podia ser rica que iria continuar a descarregar músicas sem ter que pagar!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada minha querida! Fico mesmo agradecia que me ajudes com a questão do Meeting! E quanto à carta, mais uma vez tenho de te agradecer por estares sempre disponível para tudo e até para me deixares feliz com as tuas palavras :)

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o teu ponto de vista. Até porque os mais sacrificados são os bons músicos, porque os maus, mesmo de borla ainda dão prejuízo. Porém, há muito que nos é cobrada uma taxa em todos os aparelhos multimédia que compramos, que é suposto reverter para os direitos de autor. Taxa que agora vai ser agravada, como deves ter ouvido nas notícias.
    Não sei... fico sempre dividido entre aquele sentimento de culpa por estar a roubar alguém e a sensação de passar pelo otário que tem a música de borla ali a pedir para ser sacada e vai pagar por ela.
    Quanto a mim, a solução passa mesmo por adequar a taxa, de modo a que todos paguem no ato da compra dos aparelhos, pois de outro modo vai ser difícil controlar os sites e é injusto uns pagarem e outros gamarem. :/

    ResponderExcluir
  5. Normalmente descarrego para o pc e do pc para o telemóvel. Agora comprar cds pirateados, não.

    r: Tenho de pensar...

    ResponderExcluir
  6. Claro que eu conheço essa escola, é ao lado do meu colégio ihih
    tenho +/- a mesma opinião que tu, num entanto, eu sei que música é arte e a arte não deve ter um preço certo, a arte deve ser para todos, devemos partilhar por todos os gostos e os bom músicos que por ai andam. Da mesma maneira que ouço musica pela qual não pago eu compro cd's, DVD'S e bilhetes para concertos :)

    ResponderExcluir
  7. r: Obrigada :) Ainda bem que gostaste do cabeçalho :D

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Por acaso não faço mas é mesmo porque não tenho esse habito, até nos livros a malta envia-me por mail, sou mesmo nabo :P

    Mas levantas questões interessantes é sempre um dilema e muita gente como referes não pode pagar para poder fazer algo que gosta, ouvir música :)

    Eu sou mais de ouvir concertos em DVD :D

    Bjs e continua com estas mensagens ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Ahahah acontece aos melhores ;)
      Obrigada fico feliz por teres achado as minhas questões interessantes :)
      Quando era miúda costumava ouvir concertos em DVD mas, com o tempo perdi o hábito!
      Beijinho e obrigada.

      Excluir
  9. R: trabalho num centro de estudos, com miúdos entre o 1° ano e o 9, apoiando-os nos estudos, tirando-lhes dúvidas e preparando-os para os testes. E também dou explicações.

    ResponderExcluir
  10. R: A seaside tem umas botas iguais às que mostrei no meu post, no site se vires só tem em amarelo mas pode ser que na loja haja em preto!

    ResponderExcluir
  11. Eu normalmente ouço as músicas online, mas confesso que descarrego "ilegalmente" músicas para ouvir no telemóvel. Normalmente os albuns das minhas bandas preferidas. Eu concordo com tudo o que dizes, mas realmente o dinheiro não chega para tudo.

    ResponderExcluir
  12. Como eu não tenho dinheiro para comprar os cd's e assim tenho mesmo de descarregar as músicas, mas isso não quer dizer que gosto mais ou menos das músicas e que dou mais ou menos valor aos músicos.

    ResponderExcluir

Respondo a todos os comentários nos vossos blogs a não ser que não tenham um.
Agradeço qualquer comentário e obrigada por passarem pelo meu cantinho♥