tumblr969@gmail.com

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O curso não te define!

Uma das minhas melhores amigas, que tem notas astronómicas, quer seguir jornalismo.
É triste é ouvir os outros a dizerem-lhe "Tens ótimas notas e vais seguir isso?","Com as tuas notas podias ser engenheira ou médica e vais ser jornalista?". Fico chateada, apetece-me insultar essas pessoas! 
O mundo não se divide entre engenheiros&médicos e os outros que não conseguiram seguir esses cursos. Não podemos ser todos engenheiros&médicos e nem todos gostam do mesmo.
Devíamos de lutar por boas notas, para mais tarde podermos escolher o que bem quisermos. Só porque a média para desporto é, normalmente, negativa, ou sermos capazes de entrar num curso de matemática com 9,5 no exame, ou porque jornalismo não exige tanta teoria (...) isso não quer diz NADA
Satisfação pessoal é o mais importante: saberem que deram o vosso melhor, entraram onde queriam, talvez com uma média bem mais alta do que necessário; estas conquistas e a felicidade que geram: vale a pena estudar!
Um curso nunca definirá uma pessoa, conheço Senhoras Doutoras e Mestres que se comportam como se todo o mundo lhes devesse e ninguém lhes paga e conheço Senhoras que limpam sanitas o dia todo, incrivelmente humildes e inteligentes. (e vice-versa)
Não deixem frases de terceiros fazerem-vos questionar o que adoram e querem fazer. Médias são parvas, em alguns cursos parecem-me exageradamente altas e noutros exageradamente baixas. 
Enfim, deem o vosso melhor, tenham paixão e divirtam-se meus amigos e amigas!

P.S.: Parabéns aos caloiros! YEAHHHHH

11 comentários:

  1. Também nunca gostei que dissessem esse tipo de coisas. Chegaram a dizer-me a mim! E eu passei-me... como seria óbvio. As pessoas que têm "notas astronómicas" são pessoas que lutam por isso, que criam hábitos de estudo indispensáveis, de uma organização incrível. E gostam de ver o esforço recompensado. Não interessa que curso querem seguir mais tarde, ao menos sentem-se bem com as notas e consigo mesmas! É o mais importante! Sempre! Além disso, é o futuro delas... não de quem está a fazer esse tipo de críticas. Isso soa muito a inveja. E eu odeio inveja.
    Tens toda a razão e concordo contigo a 100%, até porque também já me disseram muitas vezes isso... inclusive professores, o que eu achei, no mínimo, ridículo.

    ResponderExcluir
  2. Não entendo as pessoas que pensam assim, uma pessoa deve dar sempre o seu melhor em tudo o que faz!

    bjxxx

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente há muita gente que pensa que só medicina e engenharia é que são cursos!!

    ResponderExcluir
  4. A tua melhor amiga que faça ouvidos moucos , a opinião quando não pedida , não interessa.

    ResponderExcluir
  5. A verdade é que fui para a área das Ciências por causa mesmo disso, de me dizerem que eu tinha boas notas e que era um desperdício se eu seguisse outra área qualquer, mesmo sendo essas outras a minha paixão. E agora vou para o 11º e ainda detesto mesmo essa área, ainda que tenha uma média razoavelmente boa.

    Beijinhos ♥
    http://sunflowerssblog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post! Concordo contigo :)
    http://www.thingsofgirls07.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. R: Obrigada pelo apoio ♥ É... mas eu cá acho que isso eram só desculpas para ele acabar comigo... Sei que sim, e olha, os palavrões têm que ser usados nas devidas alturas (e eu que digo muitos eheh :S) Sim, doi principalmente pelo facto de eu ver que ele nem saudades de mim tem... Muito obrigada!!!

    Beijinhos ♥
    http://sunflowerssblog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Eu estou na mesma situação que a tua amiga. Apesar de tirar notas "fantásticas" a disciplinas relacionadas com matemática e ciências, o que quero mesmo seguir é escrita.
    Eu nem sei como vou falar aos meus pais disso,pois eu ainda tenho mais um problema (sem contar com o facto que quero ir para algo que,cá em portugal, não têm saída nenhuma). Mas o que tu disse-te é totalmente verdade, o mundo não se divide em engenheiros e médicos (e também advogados).Se bem que para muitos,ele divide-se assim!

    wonder--journal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Fogo, concordo mesmo, estou super cansada dos rótulos... Parece que se temos excelentes notas só podemos mesmo ser médicos.
    Todas as profissões deviam ter valor igual. Eu pelo menos dou-lhes sempre a mesma importância!

    r: Concordo com o que disseste sobre os portugueses e os refugiados. É um assunto difícil, porém, só o estamos a complicar ainda mais.

    ResponderExcluir
  10. Aconteceu-me exactamente o mesmo que a bia. Tinha boas notas e toda a gente assumiu que eu ia para ciências. Quando comecei a dizer que ainda não sabia bem ficaram todos escandalizados (a tal cena do "desperdício" - é que nem faz sentido). Acabei por seguir ciências porque já nem conseguia distinguir aquilo que as pessoas esperavam de mim daquilo que eu própria esperava e queria para mim. Agora só não mudo de curso porque o que quero também dá por ciências e, sendo assim, não valia a pena ficar um ano para trás.

    E boa sorte para os sonhos da tua amiga e espero que ela não ligue muito a esse tipo de comentários desnecessários

    ResponderExcluir

Respondo a todos os comentários nos vossos blogs a não ser que não tenham um.
Agradeço qualquer comentário e obrigada por passarem pelo meu cantinho♥